Mabon “Teenie” Hodges, guitarrista de rhythm and blues, morre aos 68 anos

Mabon Teenie Hodges morre 250614Mabon “Teenie” Hodges, guitarrista de rhythm and blues e coautor de sucessos com o cantor Al Green, incluindo “Take me to the river”, morreu aos 68 anos devido a complicações relacionadas a um enfisema.

A morte foi confirmada nesta quarta-feira (25) por Lawrence Mitchell, amigo de Hodges e gerente do Royal Studio. Ele disse que o guitarrista morreu em um hospital de Dallas durante o fim de semana.

“Ele era um dos pilares do som em Memphis”, disse Mitchell, neto do falecido produtor de soul e funk Willie Mitchell, que recorreu a Hodges e seus irmãos Charles, no órgão, e Leroy, no baixo, para sessões de gravações.

Teenie Hodges se uniu a Al Green para inúmeros sucessos, incluindo “Here I am (Come and take me)” e “Love and hapiness”. Sua canção “Take me to the river” foi um sucesso de Green e também foi gravada por artistas de vários gêneros musicais, incluindo Tina Turner, Foghat, Talking Heads, Levon Helm, Tom Jones, the Grateful Dead e Bryan Ferry.

Hodges, que ganhou seu apelido por causa da baixa estatura, também foi o guitarrista da banda Hi Rhythm, da qual faziam parte os seus irmãos e que era considerada a banda da casa da gravadora Hi Records.

O selo Hi Records prosperou nos anos 1960 e 1970 e ajudou a tornar Memphis, no Tennessee, um centro de gravações de soul e R&B, disse Tim Sampson, diretor de comunicação do Museu Stax da Música Soul Americana, em Memphis.

Do Site G1 RedeGlobo Música

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s