São Roque SP, ativistas são detidos pela Policia Militar na abertura das Festas de Agosto

Mais de 10 ativistas foram detidos em São Roque na manhã deste domingo (3). Segundo informações da Polícia Militar, a suspeita era de que o grupo estaria com objetos perigosos, que seriam usados em um possível protesto no desfile dos carros de boi durante a tradicional Festa de Agosto. Na delegacia, os ativistas foram averiguados e liberados.
Festas de agosto 2014 1 030814
Devido a ameaça de protesto, o policiamento foi reforçado para o evento, que não teve a participação dos carros de boi. Através das mídias sociais, um grupo de pessoas prometia realizar a manifestação contra o desfile, que celebra o padroeiro do município.

No dia 30 de julho, a Prefeitura de São Roque divulgou que os carros de boi não fariam mais parte do desfile, devido ao número crescente de adeptos a manifestação marcada para este domingo. Após a divulgação do cancelamento, um produtor rural se ofereceu para levar cerca de cinco animais ao desfile; porém, pouco antes do início da festa ele desistiu temendo represálias.

Festas de agosto 2014 2 030814Em entrevista ao G1, o veterinário Alexandre Marques Silveira – que faz parte da equipe organizadora – explicou que, na verdade, neste ano os bois foram excluídos do desfile devido ao custo do transporte.

“Os animais que participam do desfile são trazidos de Minas desde 1999, mas este ano resolvemos não incluí-los devido ao alto custo”, ressalta. Quando os organizadores souberam da ameaça de manifestação, decidiram manter a decisão. “Soubemos dessa boataria, isso só confirmou nossa posição, afinal o evento é familiar e só queremos manter a tradição”, complementa o veterinário.

A equipe organizadora é composta por dois casais festeiros da Igreja Católica. São eles que, desde agosto de 2013 trabalham para angariar fundos para a Festa de Agosto, que traz shows e atividades, além do desfile. Antes do retorno dos carros de bois ao desfile, em 1999, estes animais passaram mais de 50 anos sem participar do evento. A função dos animais é representar a doação de lenha que os produtores rurais faziam à igreja.

“A festa é muito familiar, a tradição é marcante para os moradores da cidade, é uma parte da nossa história que se perde”, avalia Roque Gabriel Rodrigues, diretor do setor de turismo e cultura de São Roque. Ele lamenta o cancelamento do desfile dos animais, pois o “evento vem de outro século”. Após a detenção dos ativistas, o desfile da Festa de Agosto ocorreu normalmente, com a presença da população, tratores e caminhões.

Festas de agosto 2014 3 030814

Festa de agosto SRQ 2 06 08 14

Festa de agosto SRQ 3 06 08 14

Festas de agosto 2014 4 06 08 14

Do Site G1TVTem Renata Golombieski

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s