Itu SP, começa a captação de água, atendendo à determinação do Ministério Público

A concessionária responsável pelo abastecimento de água em Itu SP começou a fazer captação em poços artesianos de uma fazenda particular da cidade nesta quinta-feira (14/8/14). O racionamento de água na cidade dura sete meses.

Oito caminhões pipa e três carretas que podem armazenar 35 mil litros estão buscando a água captada na fazenda. Os poços artesianos têm capacidade de vazão de 50 litros por segundo. Em situação de abastecimento, a região central de Itu recebe 500 litros por segundo.

Itu captacao agua 14 08 14

A água vai ser levada para encher reservatórios que fazem a distribuição para a cidade. Alguns caminhões pipa também levam água diretamente para locais em situação de emergência, como escolas e hospitais. A medida faz parte de um conjunto de ações anunciado pela prefeitura na semana passada para obedecer à determinação do Ministério Público.

Novas recomendações
Na nova recomendação, divulgada pelo Ministério Público na terça-feira (12/8/14), o órgão sustenta que, segundo informações do Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee), responsável pelo uso de água no estado, existem em Itu mais de 300 poços de captação de águas profundas – muitos deles com vazões superiores a 10 mil litros de água por hora. O órgão lembra que as autarquias tem o direito de usar recursos hídricos de propriedades particulares para atender a situações de calamidade.Para o MP, não se justifica a inércia do município em aguardar a colaboração voluntária desses proprietários, sendo possível estender a requisição administrativa para a utilização desses poços.A promotoria também expediu um ofício para que a prefeitura suspenda novas concessões de uso de água enquanto durar a situação de desabastecimento em Itu e revogue aquelas com prazo já expirado.Além disso, foi solicitada ainda a fiscalização imediata de todos os pontos de captação de águas superficiais ou subterrâneas particulares.

Do Site G1 Sorocaba

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s