F1, o italiano Andrea de Cesaris morreu aos 55 anos num acidente de moto em Roma

Cesaris morre 051014Os loucos atrás do volante também podem ser geniais, e o automobilismo perdeu um dos mais arrojados pilotos das décadas de 1980 e 1990 neste domingo. O italiano Andrea de Cesaris morreu aos 55 anos num acidente de moto em Roma. O piloto disputou um total de 214 grandes prêmios de Fórmula 1, estreando pela Alfa Romeo em 1980 obtendo o “recorde” inglório de maior número de largadas sem vencer uma corrida.

No caminho, correu com McLaren, Ligier, Minardi, Rial, Dallara, Jordan, Tyrrell e Sauber. Ganhou má-fama de causador de acidentes no início de carreira, reforçada pelo preconceito de “piloto pagante”, já que era apadrinhado de um dos executivos da Marlboro, o que facilitou sua entrada na Alfa Romeo e na McLaren. Apesar disso, velocidade nunca faltou, tendo inclusive cravado uma pole-position inesperada em Long Beach, 1983.

Enquanto os acidentes vieram aos borbotões, a vitória fugiu diversas vezes entre os dedos, inclusive com carros que talvez estivessem muito abaixo da concorrência. Liderou quase todo o GP da Bélgica de 1983 com seu potente Alfa-Romeo, para abandonar com o motor quebrado. Também em Spa-Francorchamps, era segundo colocado e se aproximava de Ayrton Senna com a estreante Jordan, em 1991, quando nova quebra tirou o gostinho do champanhe.

Di Cesaris 051014

Andrea de Cesaris, em Ímola, em maio, nas homenagens pelos 20 anos da morte de Ayrton Senna (Foto: Felipe Siqueira)

Ficou sem contrato para 1994, mas logo foi convocado para substituir Eddie Irvine por algumas provas na Jordan e faturou o quarto lugar em Mônaco. Naquela corrida, Karl Wendlinger se acidentou e a Sauber convocou os serviços do italiano. Logo no início, um sexto lugar alentador, mas depois disso, quebras e acidentes fizeram abandonar todas as provas até o fim do ano, encaminhando a aposentadoria.

Cesaris morre 2 051014

Do Site PitLane

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s