Nobel de Física 2014 vai para 3 japoneses por invenção da iluminação a LED

Copenhague, 7 out 2014 (EFE).- Os japoneses Isamu Akasaki, Hiroshi Amano e Shuji Nakamura, este último naturalizado americano, foram agraciados nesta terça-feira com o Prêmio Nobel de Física 2014 pela invenção do diodo emissor de luz LED, anunciou a Real Academia das Ciências da Suécia.

Foto: Reuters

Foto: Reuters

A descoberta se inscreve no “espírito de Alfred Nobel” de fazer invenções que geram grande benefício à humanidade, afirmou o comitê do Nobel no Instituto Karolinska, em Estocolmo, na Suécia.

O diodo LED, destacou, é “uma nova luz para iluminar o mundo”, mais eficiente e sustentável com o meio ambiente por economizar energia.

Isamu Akasaki nasceu em 1929 em Chiran, Japão, e fez seu doutorado em 1964 pela Universidade de Nagóia. É catedrático da Universidade Meijo de Nagóia e professor emérito da Universidade de Nagóia.

Hiroshi Amano nasceu em 1960 em Hamamatsu, Japão, e defendeu sua tese de doutorado em 1989 também pela Universidade de Nagóia, onde é catedrático.

Shuji Nakamura nasceu em 1954 em Ikata, Japão, e se tornou doutor em 1994 pela Universidade de Tokushima. Naturalizado americano, é professor na Universidade da Califórnia.

Do Site EFE

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s