Comunicado Conjunto CIMA-CGEB, de 23/01/15: Avaliação da Aprendizagem em Processo, 1º semestre de 2015

a-imprensa-oficial4sábado, 24 de janeiro de 2015 Diário Oficial Poder Executivo – Seção I São Paulo, 125 (16) – 27

Comunicado Conjunto CIMA-CGEB, de 23-1-2015

Avaliação da Aprendizagem em Processo – Oitava Edição -Primeiro semestre de 2015

A Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional em conjunto com a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica, considerando a importância de:

– subsidiar as atividades de planejamento escolar do início do ano letivo;

– apoiar as ações de acompanhamento do desenvolvimento das propostas pedagógicas das unidades escolares;

– diagnosticar, por meio de instrumento padronizado, os aspectos da aprendizagem dos alunos que necessitam de atenção imediata, atendendo o disposto na Resolução SE 73/2014;

– subsidiar as escolas e docentes, com orientações para elaboração de pautas conjuntas e individuais que resultem em planos de ação para os processos de recuperação da aprendizagem, comunicam que:

1 – As ações da Avaliação da Aprendizagem em Processo -AAP- ocorrerão no primeiro semestre de 2015 com a aplicação de avaliações de Língua Portuguesa e de Matemática a alunos da rede estadual regular, dos 2º, 3º, 4º, 5º, 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio.

2- As avaliações da AAP, de caráter exclusivamente diagnóstico, se constituem em instrumentos investigativos da aprendizagem dos alunos, em termos de suas competências e habilidades. O material objetiva subsidiar a progressão das aprendizagens ainda não consolidadas por meio da elaboração e execução de planos que apoiem o professor no desenvolvimento do currículo em sala de aula.

3- As avaliações da AAP a serem aplicadas terão a seguinte constituição

3.1 – No Ensino Fundamental – do 2º ao 5º ano

  1. a) Língua Portuguesa: 2º ano – 4 questões abertas e 1 objetiva, 3º ano- 6 questões abertas e 1 objetiva, 4º e 5º ano- 10 questões objetivas;
  2. b) Matemática: 2º e 3º ano – 10 questões abertas, 4º e 5º ano- 10 questões objetivas;
  3. c) Produção Textual: 4º ano- escrever/inventar o final de uma história, 5º ano – produção de carta ao leitor.

3.2. – No Ensino Fundamental – do 6º ao 9º ano

  1. a) Língua Portuguesa – 10 questões objetivas;
  2. b) Matemática – 10 questões objetivas e 1 questão aberta; c) Produção Textual: 6º ano – conto, 7º ano- relato de experiência, 8º ano – notícia, 9º ano – texto de opinião.

3.3 – No Ensino Médio – 1ª a 3ª série

  1. a) Língua Portuguesa – 10 questões objetivas;
  2. b) Matemática – 10 questões objetivas e 1 questão aberta; c) Produção Textual: artigo de opinião

4- Considerado o objetivo da avaliação da aprendizagem em processo, a aplicação e a correção das provas da AAP devem ser realizadas, a exemplo das demais atividades didático pedagógicas desenvolvidas com os respectivos alunos, pelos professores das correspondentes classes/disciplinas envolvidas e, preferencialmente, em aulas duplas, no caso do 6º ano do EF em diante, e em dias diferentes para Língua Portuguesa, Matemática e Produção Textual. Embora seus resultados devam ser quantificados, ressaltamos que, enquanto instrumento diagnóstico e pelas características dos materiais de apoio que a acompanham, as análises qualitativas devem ser preponderantes neste processo para garantir a efetividade do mesmo.

5 – As Produções Textuais:

  1. a) Do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental, são constituídas por um texto produzido com base em uma sequência de atividades, orientadas pelo professor, que poderá utilizar mais de uma aula para o cumprimento da ação;
  2. b) Da 1ª à 3ª séries do Ensino Médio, são constituídas por textos de estímulo e uma temática norteadora para a produção escrita.

6- As unidades escolares programarão as atividades correspondentes à AAP, referentes à aplicação e correção das provas, na primeira e na segunda semana de fevereiro de 2015. A análise dos resultados e as propostas de ações pedagógicas deverão ser efetuadas nas reuniões de planejamento (de 18 a 20-02-2015), conforme Calendário Escolar.

6.1- As escolas do Ensino Integral adotarão o mesmo calendário da rede respeitando as datas do Acolhimento.

6.2 – Para organizar a aplicação das provas, atentar ao cronograma mencionado no item 11 da presente instrução.

7 – O material de aplicação da AAP (provas) será entregue impresso nas Unidades Escolares, organizado por ano/série, em caixas identificadas com o título “Avaliação da Aprendizagem em Processo”, contendo os seguintes itens:

7.1- Provas de Língua Portuguesa para turmas do 2º ano do Ensino Fundamental;

7.2- Provas de Língua Portuguesa para turmas do 3º ano do Ensino Fundamental;

7.3- Provas de Língua Portuguesa para turmas do 4º ano do Ensino Fundamental (juntamente com a prova de Produção Textual);

7.4- Provas de Língua Portuguesa para turmas do 5º ano do Ensino Fundamental (juntamente com a prova de Produção Textual);

7.5- Provas de Língua Portuguesa para turmas do 6º ano do Ensino Fundamental;

7.6- Provas de Língua Portuguesa para turmas do 7º ano do Ensino Fundamental;

7.7- Provas de Língua Portuguesa para turmas do 8º ano do Ensino Fundamental;

7.8- Provas de Língua Portuguesa para turmas do 9º ano do Ensino Fundamental;

7.9- Provas de Língua Portuguesa para turmas da 1ª série do Ensino Médio;

7.10- Provas de Língua Portuguesa para turmas da 2ª série do Ensino Médio;

7.11- Provas de Língua Portuguesa para turmas da 3ª série do Ensino Médio;

7.12- Provas de Matemática para turmas do 2º ano do Ensino Fundamental;

7.13- Provas de Matemática para turmas do 3º ano do Ensino Fundamental;

7.14- Provas de Matemática para turmas do 4º ano do Ensino Fundamental;

7.15- Provas de Matemática para turmas do 5º ano do Ensino Fundamental;

7.16- Provas de Matemática para turmas do 6º ano do Ensino Fundamental;

7.17- Provas de Matemática para turmas do 7º ano do Ensino Fundamental;

7.18- Provas de Matemática para turmas do 8º ano do Ensino Fundamental;

7.19- Provas de Matemática para turmas do 9º ano do Ensino Fundamental;

7.20- Provas de Matemática para turmas da 1ª série do Ensino Médio;

7.21- Provas de Matemática para turmas da 2ª série do Ensino Médio;

7.22- Provas de Matemática para turmas da 3ª série do Ensino Médio;

7.23- Provas de Produção Textual para turmas do 6º ano do Ensino Fundamental;

7.24- Provas de Produção Textual para turmas do 7º ano do Ensino Fundamental;

7.25- Provas de Produção Textual para turmas do 8º ano do Ensino Fundamental;

7.26- Provas de Produção Textual para turmas do 9º ano do Ensino Fundamental;

7.27- Provas de Produção Textual para turmas da 1ª série do Ensino Médio;

7.28- Provas de Produção Textual para turmas da 2ª série do Ensino Médio;

7.29- Provas de Produção Textual para turmas da 3ª série do Ensino Médio.

8 – As provas mencionadas no item 7 do presente comunicado foram impressas a partir de quantitativo coletado pelo Sistema de Cadastro de Alunos da Secretaria, obedecendo a data base de 30-09-2014, com acréscimo de 5% e arredondamento quantitativo a maior.

8.1 – Serão entregues, nas Diretorias de Ensino, exemplares de todas as provas mencionadas no item 7, na quantidade equivalente a 10% do número total de alunos, a título de reserva técnica, para suprir eventuais falta de material e para suporte das atividades de apoio, acompanhamento pedagógico das avaliações e eventuais atendimentos específicos regionais.

8.2 – As provas em braile e em caracteres ampliados, impressas pelo Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado -CAPE, serão entregues nas Diretorias de Ensino.

9 – Para complementação das provas da AAP, foi produzido, para cada um dos subitens, descritos no item 7 do presente comunicado, o respectivo material “Comentários e Recomendações Pedagógicas”, referente à Avaliação da Aprendizagem em Processo – Oitava Edição 2015 – destinado aos professores, contendo:

  1. a) Matriz de Referência utilizada na elaboração dos itens das provas;
  2. b) Orientações necessárias à aplicação das propostas de produção textual e alguns itens específicos das provas de matemática;
  3. c) Comentários e sugestões de trabalho pedagógico.

10 – O material constante do item 9 do presente comunicado foi impresso na quantidade de um por turma/ano/série/ disciplina, a partir de quantitativo coletado pelo Sistema de Cadastro de Alunos da Secretaria, com data base de 30-09-2014, para atendimento às equipes docentes e técnicas das escolas.

10.1 – Serão entregues em cada Diretoria de Ensino 50 (cinquenta) unidades de cada exemplar do material constante do item 9 para suporte das atividades de apoio e acompanhamento pedagógico das avaliações.

11 – A entrega dos materiais da 8ª edição da AAP, mencionados nos itens 7, 8, 9 e 10, ocorrerá na última semana de janeiro e na primeira semana de fevereiro de 2015, sendo fundamental que as Diretorias e, especialmente as escolas, se organizem, para o recebimento dos mesmos em suas unidades. Oportunamente será enviado pela CIMA/DAVED, para as Diretorias, por meio eletrônico, o cronograma detalhado.

12 – Na ocorrência de problemas com a entrega (divergências/ atrasos), enviar e-mail para ddm@fde.sp.gov.br, com cópia para a respectiva Diretoria e para avaliacao-cima@educacao. sp.gov.br.

13 – Os resultados das provas da 8ª edição da AAP do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª à 3ª série do Ensino Médio, deverão ter seus dados incluídos na plataforma da Secretaria Digital no SARA, considerando que a ferramenta já está implantada e possibilita sua imediata utilização para monitoramento pelos professores nas suas classes, gestores nas suas escolas, Diretorias nas suas regiões.

13.1- A CIMA/DAVED reenviará por e-mail, para todas as Diretorias, tutorial do SARA com orientações para utilização do sistema, para posterior encaminhamento às unidades escolares, especialmente as que atendem do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, que utilizavam, anteriormente, outro sistema.

14 – As diferentes atividades a serem desenvolvidas no contexto dessas avaliações, devem ser planejadas, executadas e acompanhadas pelas equipes das Diretorias de Ensino e pelas Escolas, destacando as ações dos Supervisores de Ensino, Professores Coordenadores dos Núcleos Pedagógicos, Diretores, Professores Coordenadores e Docentes das unidades escolares, de acordo com as respectivas atribuições.

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