Correios, os Carnês do IPTU/2015 estão sendo entregues com atraso devido a sobrecarga

Moradores de Sorocaba e Região continuam enfrentando problemas com a chegada de correspondências. Muitas contas são entregues em atraso, após a data de vencimento, e encomendas do Sedex ficam paradas no centro de distribuição. O serviço está prejudicado principalmente em bairros da zona norte da cidade, mas há relatos da falta desse serviço em todas as regiões. Os Correios afirmam que há atrasos pontuais no trabalho devido à sobrecarga neste período do ano e encerramento do contrato com a empresa fornecedora de trabalhadores temporários, que atuavam nas entregas, ocorrido no final de 2014.
A empresa informa que está em andamento um novo processo de licitação para a retomada do serviço temporário, entretanto diz que não é possível definir um prazo para que as entregas sejam normalizadas, “pois como empresa pública os Correios devem seguir todos os trâmites legais previstos”. Um total de 267 carteiros atua em Sorocaba, e destes, 46 foram contratados pelo último concurso, em 2011. Os Correios afirmam que a abertura de um novo concurso é analisada.
Sedex veículo
O diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e Similares de São Paulo, Grande São Paulo e Zona Postal de Sorocaba, Gilmar Gomes da Silva, confirma que a causa é a falta de funcionários, e que o necessário seria dobrar o quadro de profissionais. “Não chamaram todos que passaram no concurso de 2011 e, por isso, existem várias ações na justiça. O problema está acontecendo em todo o País.” A subsede do sindicato atua em 53 municípios da região, até a divisa com o Paraná e, de acordo com Silva, além de Sorocaba, as cidades mais prejudicadas são Salto, Itu e Tietê.
“Em cidades menores os carteiros são ainda mais explorados. O edital do concurso diz que andariam de cinco a sete quilômetros por dia, mas alguns fazem de 15 quilômetros para mais.” Silva conta que o problema com empresas terceirizadas iniciou-se há cerca de cinco anos e os Correios informaram que a falta de funcionários deve ser resolvida neste semestre. “A empresa está passando por uma reestruturação.” Silva fala que são priorizadas as entregas de telegramas, sedex e registrados.
RECLAMAÇÕES – Muitos munícipes têm optado ir aos centros de distribuições buscar as correspondências. O operador de logística, Ederson Rosendo da Silva, aguarda há mais de 15 dias a entrega do documento de sua motocicleta. Ele mora na Vila Amato e já pagou pelo serviço. “O prazo era chegar em sete dias, mas até agora nada.” Por isso, ele decidiu procurar pelo documento no centro de distribuição da Avenida São Paulo.
Já o funcionário público Sidnei Alexandre Pedroso, que reside no Jardim Europa, conta que seu IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) chegou após a data de vencimento. “Outros boletos, eu consigo pela internet e os de supermercados vou pagar pessoalmente.” O mesmo tem feito o também funcionário público, Edvaldo Ferreira, que mora no Wanel Ville.
“Alguns consigo pagar diretamente no caixa eletrônico.” Ele conta que o envio do código de barras da tarifa do celular através de mensagem de texto, facilita o pagamento. A comerciante Deverli de Pontes Jesus Prestes preferiu pedir o cancelamento de dois cartões que ainda não chegaram a sua casa, no Jardim Califórnia. “A senha de um deles já chegou, mas nada do cartão. Liguei e pedi para cancelar os dois, tenho receio.” Ela diz ainda que, em seu restaurante, no Jardim Seriema, os carteiros entregam as correspondências no vizinho.
“Como fica na esquina, eles não acham o número na rua em que está registrado e deixam em outro comércio.” Os Correios alegam que os carteiros não estão esperando as correspondências acumularem para entregá-las e que, nos locais afetados pelo problema, se o serviço não ocorre em todos os dias, é feito regularmente.
A empresa afirma que implantou um plano de contingência, que inclui redistribuição da carga, realocação de empregados, isto é, apoio de empregados de outras cidades e unidades, realização de serviço extraordinário, trabalho nos finais de semana e mutirões. Explica que, nos casos pontuais, é verificado e apurado o problema de entrega no endereço reclamado e aplicadas as medidas para regularizar a situação quando necessário.
IPTU
Secretaria da Fazenda (SEF) de Sorocaba informa, por meio de nota, que todos os lotes de carnês do IPTU 2015 foram encaminhados aos Correios. Parte dos lotes já chegou às residências, acrescenta. Segundo a SEF, os vencimentos começam a partir do dia 23 deste mês. Porém, aqueles que não receberam o carnê tem outras alternativas para pagar em dia e obter o desconto.
Uma das possibilidades, informa a SEF, é acessar o site da Prefeitura de Sorocaba, http://www.sorocaba.sp.gov.br. No endereço, o contribuinte deve informar a inscrição imobiliária (número do cadastro do imóvel; por exemplo: 55.45.55.0055.01.5555), clicar em “pesquisar”, selecionar uma opção entre pagamento à vista ou parcelado e emitir as guias. “Após a impressão, a guia poderá ser paga no banco até a data do vencimento”, informa ainda.
Os carnês do IPTU de São Roque vencem a partir do dia 30 de março. Os carnês poderão ser pagos de duas formas: quitados em parcela única, com a vantagem de receber 5% de desconto sobre o valor, ou em até 10 parcelas iguais sem o desconto. A data do primeiro vencimento está marcada para o dia 30 de março para ambos os casos. As parcelas podem ser pagas em toda rede bancária até a data do vencimento.
Em caso de não recebimento do carnê, o contribuinte poderá obter o documento de arrecadação municipal pela internet, no site da prefeitura de São Roque  www.saoroque.sp.gov.br , através do canal Cidadão Online, ou solicitar uma 2ª via do carnê na Divisão de Rendas da prefeitura.
O Paço Municipal está localizado na rua São Paulo, nº. 966, no Taboão. Os telefones para contato são: (11) 4784-8513, 4784-8576 ou 4784-8512. O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira, das 10 às 16h.
CONTATO – A população pode contatar os Correios pelo canal direto de atendimento para sugestões, críticas, elogios e reclamações, o “Fale com os Correios”, pelo site http://www.correios.com.br/sobre-correios/fale-com-os-correios/ ou telefone 0800-725-0100. O atendimento vai de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas, e aos sábados das 8 às 18 horas.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s