Morre Chris Squire, baixista e cofundador do grupo Yes

Morreu na noite do sábado (27/6/15) Chris Squire, baixista e cofundador do grupo Yes, segundo informou a própria banda em nota de pesar. Ele tinha 67 anos e deixa 5 filhos.

De acordo com o comunicado, Squire morreu em Phoenix, no estado do Arizona, nos EUA, onde passava por um tratamento contra a leucemia.

“É com o coração pesado e tristeza insuportável que informamos o falecimento de nosso querido amigo e cofundador do Yes, Chris Squire. Chris morreu em paz na noite passada em Phoenix, Arizona.”, diz comunicado da banda.

Squire nasceu em março de 1948 em Londres, na Inglaterra, e começou a carreira musical em um coro infantil. Aos 20 anos, ele formou o Yes ao lado do vocalista Jon Anderson.

O baixista foi o único membro do Yes a participar de todos os discos de estúdio gravados pela banda de rock progressivo e influenciou uma geração de músicos.

Chris Squire, do Yes, morre nos Estados Unidos (Foto: Divulgação/YesWorld)

Chris Squire, do Yes, morre nos Estados Unidos (Foto: Divulgação/YesWorld)

Leucemia
Com o diagnóstico de leucemia, Squire anunciou que não participaria da turnê prevista para novembro nos Estados Unidos.

“Será a primeira vez desde a formação da banda em 1968 que o Yes se apresentará sem mim”, afirmou em nota divulgada neste ano no site oficial do grupo.

Em nota de pesar pela morte do músico, a página oficial do Yes afirmou que ele era a “cola que mantinha o grupo unido por todos estes anos”.

Músicos da banda de rock progressivo Yes (Foto: Divulgação)

Músicos da banda de rock progressivo Yes (Foto: Divulgação)

Repercussão
Músicos e fãs lamentam a morte de Squire nas redes sociais, entre eles o ex-baterista do Dream Theater, Mike Portnoy. “Tive a honra de fazer uma turnê com o Yes em 2004… Chris era um pioneiro no baixo”, afirmou.

Dave Mustaine, do Megadeth, escreveu: “Um tremendo talento e uma perda terrivelmente triste. Orações para a banda e a família de Chris Squire”.

“RIP, minha maior referência como baixista, goodbye Chris Squire!”, escreveu Paulo Ricardo no Twitter.

O músico também foi lembrado no festival de Glastonbury, que acontece neste final de semana na Inglaterra. A banda Belle and Sebastian dedicou a música “Perfect couples” em seu show a Chris Squire.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s