Educação SP, Foco na Aprendizagem

Entre as novidades previstas pela Educação para ampliar ainda mais o rendimento dos estudantes da rede está a plataforma “Foco Aprendizagem”. Este ano, professores e diretores de escolas terão um diagnóstico mais preciso sobre as habilidades e competências de cada turma por disciplina e receberão um cardápio de intervenções a fim de melhorar ainda mais o nível de aprendizagem dos alunos. O site reúne ainda dados das últimas edições do Saresp e é utilizado como referência na organização dos planos de aula e de reforço. Após acessar o Site Foco na Aprendizagem digite o login [código CIE da Escola]@educacao.sp.gov.br  e  a  seguir a senha de acesso [código CIE da Escola].

A plataforma Foco Aprendizagem está em sua segunda versão e foi desenvolvida para apoiar o planejamento escolar das escolas. Por meio da ferramente, os professores têm acesso a dados das últimas edições do Saresp e Saeb, inclusive de 2015, de cada unidade de ensino e com gráficos e tabelas as habilidades por série e disciplina.

O destaque para a novidade é o aprimoramento do Mapa de Habilidades, onde os educadores conseguem visualizar resultados gerais dos anos e séries que participaram do Saresp. No gráfico é possível ter acesso ao nível da turma para os anos e séries avaliados. Assim, é possível cruzar dados dos estudantes que participaram da prova em 2015 no 5º e 9º ano do Fundamental, com o quadro de matrículas de 2016.

Desta forma, é formado um diagnóstico para o conjunto desses alunos, mesmo que ele tenha vindo de outras turmas ou escolas da rede.

Outra novidade do Mapa de Habilidades é a indicação de materiais de apoio, articulados às habilidades e envolvendo também outros componentes além de Língua Portuguesa e Matemática, que será ampliada ao longo de 2016.

Foco na Aprendizagem 05 02 2016

A plataforma conta ainda com a seção “Resultados Educacionais”, que contempla o acesso ao Mapa de Habilidades, informações históricas e detalhadas do Idesp, fluxo calculado a partir das taxas de abandono e reprovação em cada unidade escolar.

Nesta nova plataforma, docentes de várias diretorias de ensino participaram do processo de reformulação. Eles tiveram um treinamento, com acompanhamento, para avaliarem usabilidade e facilidade.  Para isso, a ferramenta possui a seção “Construção Conjunta com a Rede”, que procura estruturar essa interação para possibilitar que todos contribuam com sugestões e comentários. Veja a evolução da EE Honorina Rios de Carvalho Mello, Alumínio, SP:

Evolução do Idesp…..Meta do Idesp 2015=2,86….resultado Idesp 2015=2,80

Idesp parcial 2015

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s