F1 GP de Mônaco, Daniel Ricciardo da equipe Red Bull Racing é o pole position

O australiano Daniel Ricciardo, 26 anos, não estabeleceu apenas a sua primeira pole position na F1, neste sábado, na definição do grid do GP de Mônaco. O piloto da RBR enviou também uma mensagem ao companheiro, o menino de ouro da direção da equipe, Max Verstappen: ‘Não vá pensando que será sempre como na Espanha’. E foi a competência, determinação e o desejo compulsivo de Ricciardo responder a Max que o levaram a ser, não apenas mais veloz na classificação que Nico Rosberg, segundo, e Lewis Hamilton, terceiro, ambos da Mercedes, mas também expor que o jovem holandês de 18 anos, apesar do imenso talento, tem ainda muito o que aprender na F1.

Daniel Ricciardo comemora pole no GP de Mônaco (Foto: AFP)

A pole position da RBR na sexta etapa do campeonato associada à brilhante vitória de Max em Barcelona, há duas semanas, revela também outra realidade e de interesse máximo da F1: a total hegemonia da Mercedes pode estar chegando ao fim. O resultado da Espanha e deste sábado no Circuito de Monte-Carlo não são conclusivos, apenas sugerem estar em curso a real aproximação da performance do modelo RB12-Renault de Ricciardo e Max do W07 Hybrid de Rosberg e Hamilton.

Se na prova seguinte do calendário, dia 12 em Montreal, no Canadá, e depois no GP da Europa, 19, em Baku, na estreia do Azerbaijão no Mundial, a RBR se mostrar quase tão rápida quanto a Mercedes, então a vitória de Max, no Circuito da Catalunha, e a pole de Ricciardo, neste sábado, poderão significar que os milhões de fãs da F1 terão de incluir mais nomes, além dos de Rosberg e Hamilton, à lista de candidatos a largar na primeira posição e ganhar a corrida. Mas ainda é cedo para celebrações.

“Eu sinto que vinha pilotando bem nas últimas corridas, mas a minha recompensa não era a máxima. Vim para cá muito confiante em obter esse resultado e, claro, tendo-o atingido eu me sinto muito feliz”, disse Ricciardo. Na prova anterior, na Espanha, liderou da primeira a 27º volta, quando fez o segundo pit stop. Depois os engenheiros da RBR decidiram por três paradas diante de apenas duas de Max. O holandês venceu e Ricciardo foi somente o quarto.

Ver o novo companheiro de equipe fazer a festa quando ele estava numa condição bem mais favorável para ganhar atingiu Ricciardo.

“A corrida lá não veio para o meu lado. Eu, obviamente, queria dar a volta por cima, ter um grande fim de semana aqui”, afirmou o australiano. Aproveitou para valorizar sua pole position e mostrar que Max, com todos os seus méritos, na hora que chegou em Mônaco, ao menos no sábado, não correspondeu. “Eu sempre digo que este é um circuito verdadeiro, é um circuito para o piloto fazer a diferença”, afirmou o australiano.

Max Verstappen bateu no Q1 do treino classificatório para o GP de Mônaco (Foto: Reprodução)

Max Verstappen bateu no Q1 do treino classificatório para o GP de Mônaco (Foto: Reprodução)

Melhores momentos do Treino A Rede Globo TV

grid

Globo Esporte F1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s