Festas com fogos de artifício, época que representa perigo à saúde de animais de estimação

O inverno chegou e, com ele, as esperadas festas julinas, em São Roque SP as festas de agosto, jogos de futebol, etc.. Para alguns, as mais ricas comemorações brasileiras, em sua maioria, relacionadas a cultura do campo e das regiões do interior do país.

Fogos (Foto: Divulgação)

Apesar de trazer oportunidades de confraternização,  a época também costuma trazer um grande desconforto aos pets. Muito usado durante as comemorações, os fogos de artifício que, de acordo com a tradição popular, servem para despertar São João, representam um grave problema à audição aguçada e sensível dos animais.

Nessas situações, o melhor a se fazer é dar abrigo ao animal onde possa diminuir o barulho causado pelos rojões, como explica a veterinária Carolina Ferreira.

“Cães têm maior sensibilidade na audição e todo o barulho pode amedrontar e fazer com que eles fujam para a rua, além de causar um estresse muito grande. Então, quanto mais protegidos do barulho, melhor para o bem-estar dos pets”, explica a veterinária.

Para evitar problemas neste período de festas, o G1 selecionou alguns cuidados básicos que vão garantir a qualidade de vida dos animaizinhos:

Como evitar transtornos a pets durante queimas de fogos de artifício
COMPANHIA Evite deixar seu cão ou gato sozinho. Em casas, eles tendem a fugir para buscar seus donos. Em apartamentos, há o risco de queda da varanda também em tentativas de fuga do animal.
DENTRO DE CASA Animais que ficam em quintais devem, se possível, ser levados para dentro de casa e mantidos sem correntes ou coleiras. Eles podem se ferir no momento de medo.
LOCAIS FECHADOS Escolha um cômodo que possa ficar fechado, isolado na casa e com pouca interferência do barulho de ambientes externos. Deixe que o animal procure um local da casa em que se sinta protegido.
ESCONDERIJOS Para quem tem gatos, uma boa dica é deixar armários com as portas abertas para que eles encontrem espaços tranquilos onde se esconder. Cães também costumam ficam embaixo de camas. Deixe-os escondidos e não tente tirá-los do local escolhido.
PROTETORES AURICULARES Protetores auriculares de algodão parafinado podem ser boas opções, mas causam desconforto para alguns animais. A melhor opção, portanto, é propiciar um ambiente tranquilo na hora da queima de fogos.
SEM TENSÃO Evite passar a sua tensão para o animal. Há donos que os colocam no colo e ficam nervosos com a possibilidade do estresse do cão e do gato. Isso só intensifica o medo do animal.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s