Sorocaba, obras de recuperação da adutora

Mesmo com as chuvas dos últimos dias que dificultaram as obras de recuperação da adutora de 800 milímetros de diâmetro, o trabalho avançou e entrou em sua reta final nesta tarde de sábado (04/02/2017). Por conta dos temporais, um trecho de 25 metros da adutora que abastece a maior parte de Sorocaba rompido no início desta semana. Neste sábado completa-se quatro dias de trabalho dia/noite para a recuperação da mesma.

O intuito é que, neste momento, a obra finalize o mais rápido possível para que Sorocaba volte a receber água já na segunda-feira (06/02/2017). Neste sábado chegaram ao local das intervenções os equipamentos que possibilitarão a recomposição do trecho rompido, incluindo uma treliça metálica já com os tubos fixados e o guindaste que será o responsável para colocar essa estrutura no vão que ficou após o acidente.

A treliça a ser instalada é uma estrutura em forma de ponte, com 35 metros de extensão e 9 toneladas de peso, e quando instalada pelo guindaste de 50 toneladas terá as extremidades soldadas nas duas pontas da adutora rompida.

Para que o peso desse equipamento possa ser suportado, é necessário um acesso e um terreno compactado e estabilizado, o que não vem sendo possível se manter no local, devido as chuvas que voltaram a ocorrer em alguns períodos.

Desta forma, durante todo esse sábado uma das frentes de trabalho foi a compactação e repavimentação da estrada de 350 metros que dá acesso ao local das intervenções, bem como do platô que será necessário preparar para suportar a estrutura metálica com os tubos e mais o guindaste, que vai levantá-la e colocá-la no lugar.

Paralelamente, as equipes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e da Secretaria de Conservação, Serviços e Obras trabalharam na construção do pilar de concreto armado e de aço, que suportará a treliça metálica, formado por aduelas circulares de 2,5 metros de diâmetro, com o interior concretado, depois de receber gaiolas de aço para a sustentação necessária.

No Domingo 05/02/2017:

Amanhã terça-feira 07/02/2017, a água retorna nas torneiras  de Sorocaba: 

Após cinco dias ininterruptos de trabalho, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba concluiu às 6 horas desta segunda-feira (6) a recomposição do trecho de 25 metros de extensão da adutora de água bruta de 800 milímetros de diâmetro, que se rompeu na terça-feira da semana passada, como consequência de um forte temporal.

Depois de ser içada por um guindaste de 50 toneladas, a estrutura metálica contendo o novo tubo da adutora foi colocada no vão livre que surgiu depois do acidente, e em seguida teve início o trabalho de soldagem das duas extremidades, que deverá se estender até 17h.

Assim que essa etapa da solda esteja finalizada, os funcionários da autarquia começarão a abrir o registro da adutora na represa do Clemente, localizada 1,5 quilômetro abaixo de Itupararanga, e paralelamente serão abertas as descargas existentes ao longo dos 14 quilômetros da linha de adução, para que seja eliminado todo o ar existente dentro da tubulação e desta forma se evitar rupturas.

Como essa operação precisa ser executada de forma gradativa e cautelosa, para se evitar danos à adutora, até a água chegar para tratamento e distribuição na ETA do Cerrado serão necessárias cinco horas, e desta forma a previsão é de que a água comece ser tratada e distribuída por volta de 22 horas desta noite 06/02/2017.

Jornal Ipanema

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s