Com 50% do estoque, Hemonúcleo de Sorocaba pede ajuda de doadores

O Hemonúcleo da Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan), em Sorocaba SP alerta que está com os bancos de sangue com estoque baixo por conta das fortes chuvas das últimas semanas e das férias escolares.

 Doação de sangue (Foto: Reprodução/TV TEM)As doações caíram algo em torno de 50%, número que pode ser ainda maior, dependendo da demanda por transfusões. Por isso, o Conjunto Hospitalar de Sorocaba pede que toda a região ajude a doar sangue.

O hemonúcleo faz cerca de 2,6 mil coletas de sangue mensalmente, sendo 100 coletas diárias. Entretanto, com essa queda, há uma preocupação com o abastecimento de plaquetas, que tem validade curta (cinco dias), pois é amplamente utilizado por pacientes em tratamento quimioterápico.

Como doar
Doações de sangue podem ser feitas por qualquer pessoa saudável, com idade entre 16 e 69 anos, peso acima de 50 quilos, com qualquer fator sanguíneo. O tipo “O negativo” é o menos ofertado e também o mais utilizado, por ser universal.

Para doar, basta comparecer ao posto de coleta, hemonúcleos ou hemocentros espalhados pelo estado, munidos de documento original com foto. É preciso estar bem alimentado e evitar tanto a ingestão de comida gordurosa nas quatro horas que antecedam a doação, quanto o consumo de bebidas alcoólicas 12 horas antes da coleta.

Em seguida, é realizado um teste rápido de anemia, além da verificação dos sinais vitais e do peso. Na sequência, ocorre uma triagem clínica por meio de entrevista confidencial sobre o estado de saúde, para evitar riscos ao doador e ao receptor. Após a doação, é bom ter alguns cuidados, como: beber bastante líquido, pois ajuda a repor o volume que saiu do organismo; evitar carregar peso e fazer esforço físico, e, no caso dos fumantes, evitar fumar por, pelo menos, duas horas.

Os interessados em doar sangue podem ir até o Hemonúcleo da Colsan em Sorocaba, de segunda a sábado, das 07h30 às 12h30. Após a coleta, o ideal é que o doador use o resto do dia para se cuidar, com alimentação saudável e ingestão de líquidos, tendo atenção especial de modo geral.

O endereço é Avenida Comendador Pereira Inácio, 564 – Sorocaba. O banco fica ao lado do Hospital Leonor Mendes de Barros, do Conjunto Hospitalar de Sorocaba. Mais informações pelo site do Colsan.

G1 Sorocaba

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s