Sorocaba, com o calor, animais recebem tratamento especial

O bem-estar dos animais nesse período de muito calor é uma preocupação da equipe do Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros. Sorocaba tem registrado temperaturas elevadas nas últimas semanas, chegando a atingir 33 graus. Com o objetivo de refrescar os animais, a equipe de nutrição e veterinária do zoo prepara sorvetes recheados e adequados a cada espécie.

Na tarde de terça-feira, os animais ganharam um lanche refrescante para amenizar o calor. Os macacos tiveram sorvetes de suco de beterraba recheado de banana, as onças se deliciaram com sorvetes de sangue recheado de frango e a ariranha se divertiu com o sorvete de peixe.

A chefe de seção de Biologia Veterinária do zoo, Cecília Pessutti, comentou que nos dias mais quentes, além da alimentação normal, é oferecido aos animais um lanche refrescante em forma de sorvetes feitos à base de frutas, sangue e carne, de acordo com a nutrição específica para cada espécie. “Tem animais que preferem se refrescar na água. As jaulas dos micos-leões contêm sistema de gotejamento de água, já os elefantes adoram o banho de mangueira”, comentou Cecília.

A Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins, responsável pelo zoo, reforça que todos os recintos dos animais são planejados visando preservar as características específicas de cada espécie e seu bem-estar. “Os animais têm liberdade para optar se querem ficar à sombra ou no sol”, reforça a veterinária. Nos horários mais quentes, a maioria das espécies descansa. No início da manhã e fim da tarde são os períodos em que se vê os animais mais ativos.

Cecília Pessutti destacou que os animais do Quinzinho são de clima tropical, equatorial, estão acostumados com o calor, são resistentes e possuem, como todos os animais, alto poder de adaptação.

Antas prenhas

Dois novos coraçõezinhos batem forte no zoológico. Em exames de ultrassonografia realizados nas antas, veterinários constataram que duas delas darão à luz em breve. Uma está em fase final de gestação, a outra ainda está na metade da gestação, que dura de 13 a 14 meses.

Jornal Cruzeiro do Sul

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s