Vacina contra a gripe será liberada para todos a partir de segunda-feira

O ministro da Saúde Ricardo Barros anunciou  que, a partir de segunda-feira (05/06/2017), a vacina contra a gripe será liberada para toda a população e não só para grupos prioritários. Mas isso somente enquanto tiver estoque disponível. Mesmo com a recomendação, por parte do Ministério da Saúde, de ampliar a aplicação das doses remanescentes da vacina contra a gripe a toda população, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo decidiu por manter a imunização apenas para os grupos prioritários. Aquelas pessoas que procuraram os postos de vacinação, voltaram para casa esperando que um dia termine esse jogo de ” aqui quem manda sou eu”.

F.L.Piton / A CIDADE

A campanha nacional de vacinação contra a gripe segue até a próxima sexta-feira (09/06/2017), e não será mais prorrogada, segundo o ministro.

Ainda de acordo com o ministro, das 60 milhões de dose adquiridas ainda restam 10 milhões em todo o país. O objetivo da liberação da imunização para toda a população é que não ocorra desperdício das doses já adquiridas. “O que nós desejamos é que vacina não se perca por decurso do prazo”, afirmou.

A vacina oferecida na rede pública protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS (Organização Mundial da Saúde). Os subtipos são variações do vírus A (H1N1), A (H3N2) e gripe B. A vacina precisa ser tomada todos os anos, já que os subtipos do vírus variam de ano a ano.

A transmissão da gripe acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas por pessoas contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também pode ocorrer por meio das mãos e objetos contaminados.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s