Sorocaba, Igreja Católica assume a Irmandade da Santa Casa

A Igreja Católica passa a ser agora a mantenedora da Irmandade da Santa Casa de Sorocaba. A decisão foi tomada nesta terça-feira (20) em assembleia dos associados efetivos que mudaram o estatuto da Irmandade. A mudança criou a figura do moderador da Santa Casa, que é o arcebispo metropolitano dom Júlio Endi Akamine, e do diretor-presidente, o padre Flávio Jorge Miguel Júnior, da paróquia de São Judas Tadeu.
Essa nova configuração prepara a Irmandade para reassumir o hospital da Santa Casa, que atualmente está requisitada pela Prefeitura de Sorocaba. O padre Flávio conta com a expectativa de que essa devolução ocorra em agosto, baseando-se em declaração de entrevistas do prefeito José Crespo (DEM).

Santa Casa de Sorocaba 050114

A busca da credibilidade para a Santa Casa, perdida durante gestão do ex-provedor da Irmandade José Antônio Fasiabem (implicado em investigações criminais), é a grande expectativa com a figura da Igreja Católica como mantenedora da instituição. Essa expectativa reconhecida pelo padre Flávio, por dom Júlio e pelo empresário José Luiz Gava, membro do Conselho de Administração da Irmandade.
Sobre a diferença que significará a nova configuração na direção da Irmandade, dom Julio afirma: “Eu espero que seja uma administração mais ágil, que também possa responder a todas as exigências também legais, fiscais, administrativas de um hospital. Coisa que de fato estava muito complicado, tanto que a Prefeitura requisitou a Santa Casa para sua administração.”
Além da nova composição administrativa, a Santa Casa terá que buscar solução para uma dívida avaliada em RS 70 milhões. Sobre esse problema, dom Júlio afirma: “Vamos trabalhar para que ao longo do tempo a Santa Casa possa de fato saldar essa dívida e ter um superávit para investir no próprio hospital.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s